segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

11 meses

Último mês antes de completar 1 ano! Como é rápido, às vezes olho pra ela e fico procurando os traços daquele bebezinho todo molinho. Agora tudo é movimento, interação. Clara passa o dia andando de um lado pro outro, mexendo em tudo o que aparecer pela frente. A gente comenta que no final do dia aquelas perninhas devem estar doendo porque ela não pára. E ainda bem que usa fraldas porque do mesmo jeito que anda muito, ainda cai muito de bumbum no chão. Ela não quer mais andar devagar, quer sair correndo. Adora brincar de correr da gente. Brinca de sacudir uma cordinha para os gatos pegarem, se acaba de dar risada com qualquer brincadeira com os gatos. Clara tem adorado suas bonequinhas (vou fazer um post a parte para elas), gosta de folhear revistas e seus livrinhos. Ainda curte muito assistir seus DVDs, o problema é que ela só gosta dos mesmos, temos tentado diversificar com vários outros que conseguimos emprestados mas ela não se interessa muito.
Clara é super expressiva, quando vê alguma coisa que acha interessante quer mostrar pra todo mundo e pra isso grita, aponta e não sossega enquanto a gente não demonstra que viu e que achou legal. Anda super tagarela, fala um monte em bebeês. Alguma coisa ela fala parecido, tipo mama, nene, mas a maioria é incompreensível. Tem uma palavra recorrente que é Ota, parece ser outra, e em várias ocasiões acho que é mesmo. Ela gosta de andar sempre com 2 coisas, uma em cada mão. Se está com uma boneca, logo pega outra pra carregar na outra mão, e assim é pra tudo. Esse ota tem variantes, coisas do tipo: otota, atoto, ato, etc.
Clara come bem, principalmente as sopinhas, come o pratinho bem cheio. A novidade que ela aprendeu é que quando ainda não está satisfeita não quer sair da cadeira de refeição de jeito nenhum, empurra nossa mão e briga, apontando para o prato, uma graça. Come as frutas, banana é a preferida, e também gosta de sucos. Mas apesar de comer bem não dispensa um mamazinho (peito), e se eu estiver por perto mama várias vezes por dia, mesmo depois de ter batido um pratão de sopa.
Minha Clara já é uma menininha, super geniosa, mas também carinhosa, inteligente e esperta (e a mãe é mesmo coruja, eu sei). É incrível acompanhar o desenvolvimento de um filho, cada coisa é como se fosse uma vitória nossa, é engraçado! Nem acredito que no proximo mes Clarinha já vai fazer 1 ano!!!

8 comentários:

Fabiana disse...

Que legal ver Clarinha se desenvolvendo tão bem e se tornando uma doce menina.
Parabéns pelos 11 meses.
Bjos.

Paloma Varón disse...

Parabéns para a Clara! Deve estar impossível, essa menina.
Beijos

Kah disse...

Sou totalmente suspeita para falar, mas acho que a diversão mesmo começa aos 10 meses! hahaha E tenho dito!
Beijão!

Baby Cebolinha (mamãe Menta) disse...

Que delícia, quase 1 aninho....está planejando festa? conta os detalhesse estiver... meu ebolinha está com 4 meses mas já estou planejando,pq eu mesma vou fazer ;o))
Parabéns pra Clarinha!!!

Juliana disse...

Kelly, a Carol também fala ota, e também acho que é outra. E além de ota, ela fala ete que deduzo ser este e ontem começou com o góli góli. Vou fazer o diabo pra gravar e postar no blog pq essa lingua eu nunca tinha visto, é a coisa mais fofa deste mundo. E papai sai também, mas mamãe, prefiro nem comentar, kkkkkkkkkkkkkk. Beijão.

Kellen Mahy disse...

Parabéns para Clara!
A cada dia descobrimos mais e mais desses pequenininhos, né?

Dayane Cavalcante disse...

Parabéns Clarinha!!
Essa história de querer ver sempre os mesmo DVD's deve ser mal de criança, meu sobrinho assiste o mesmo filme umas 5 vezes por dia e não dianta comprar outros...vai entender...

Luciana disse...

LINDA E ESPERTA! E que emoção o aniversario de 1 ano chegando!!! Wow!

E me solidarizo com vc quanto ao refluxo, viu? Sei que é barra... Ainda mais ela tomando remedio sem fazer efeito, tadinha... Mas ainda bem que passou, né? Um alivio...

Qto a ela estar dormindo cada vez mais tarde, investe sim numa rotina consistente e começa todo dia no mesmo horario (de preferencia por volta de 1 hora antes do horario que vc quer que ela durma). Talvez não funcione imediatamente nos primeiros dias, mas segue firme. Vai ser melhor pra ela e pra vocês tambem. Eu estou nas nuvens agora que o Nic tem dormido mais cedo (20:30) e tenho mais tempo pra mim e meu marido depois que ele dorme. (Antes ele só dormia qdo a gente ia dormir).

Boa sorte e qualquer coisa, estou à disposição.

Beijos!

Lu