segunda-feira, 18 de julho de 2011

1 ano e 5 meses

E minha filhotinha fez 1 ano e 5 meses ontem! Minha menina começa a tentar se fazer entender quando quer, porque quando não quer é um festival de "hum-hum" pra tudo. Quando está disposta tenta repetir várias coisas que falamos, e é uma graça. Já fala várias palavrinhas.
Voltou a dormir no horário de sempre, mas normalmente ainda acorda pelo menos 1 vez a noite para mamar.
Dá um trabalho terrível para escovar os dentes. Primeiro eu entrego a escova pra ela mesma escovar e quando ela termina eu tento fazer direito, mas nem eu e o marido juntos conseguimos grande coisa. Tanto que descobri outros dentes já nascidos na boca dela, que eu nem imaginava que existissem. Não sei dizer quantos dentes ela tem agora...
Ama de paixão pular na cama elástica e outro dia descobriu que a cama tem efeito parecido.
Adora os DVDs para assistir e brincar, e infelizmente já conhece quem é a Xuxa e o Patati Patatá (este último não coloco em casa, mas ela ganhou até o boneco). Sabe falar Xu-xa e Pa-ti. Por sorte também adora Palavra Cantada, Cocoricó, Toquinho e alguns Baby Einstein sobre animais. Já entente e conhece algumas passagens engraçadinhas dos DVDs, fica esperando e quando passa sorri sozinha, eu acho lindo.
Geralmente come bem, mas não gosta de vários legumes e verduras, porém misturando com outras coisas acaba comendo um pouquinho. Adora frutas e sucos. Hoje saindo da escola, onde está tendo colonia de ferias, deram um pote de salada de frutas que "eles mesmos fizeram" (nem quero imaginar como foi isso). Ela pediu na hora pra eu abrir e comeu tudo ali mesmo, tive que ficar esperando ela terminar pra lavar a lambança antes de vir pra casa. Outro dia fizeram bolo de cenoura e ela adorou. Tem chegado exausta das brincadeiras da colonia.
Tem estado super tímida com as pessoas em geral. Quando falam com ela geralmente se esconde e vira o rosto. Demora um certo tempo pra se soltar, quando se solta. Não adianta pedir que ela dê tiau, diga oi ou qualquer outra coisa porque ela ignora solenemente.
Uma coisa ruim é que ela começou a sentir medo em diversas situações, mas li que é normal nessa idade. Tudo começou com a moto do meu vizinho de garagem, sem mais nem menos ela começou a se agarrar em mim toda vez que via a moto. Eu explico que não tem perigo, ela até aprendeu a falar mo-to (assim mesmo, separando bem as silabas). Depois foi o barulho de um fusca, do liquidificador. Hoje eu coloquei um DVD de curtas da Pixar, pra ver se ela gostava. De repente ela subiu pro meu colo. Percebi que ela estava com medo e me levantei pra trocar o DVD, ela saiu correndo pro canto e chorou, depois grudou em mim e demorou pra relaxar. As vezes tem medo do escuro. Percebi também que quando tento fazer suspense e de brincadeira falo com determinado tom de voz para mostrar algo ela fica com medo da tal coisa, e claro passei não fazer mais isso. Enfim, tento passar confiança, explico que não precisa ter medo, e dou bastante colo.
Por outro lado continua exploradora, quando está solta sai correndo, louca pra conhecer e ver tudo.
Essa é a minha garotinha, que eu amo cada dia mais, tanto que chega a doer!


E só para finalizar, aproveito para falar do novo blog "Minha mãe que disse", uma super ideia que irá unir ainda mais a blogosfera materna. E já tem sorteio por lá:
"Claro que eu estou participando do sorteio de lançamento do Minha Mãe que Disse!"

2 comentários:

Fabiana disse...

Hahahahaha. Por aqui tb é uma luta a hora da escovação.
Mas caminhamos assim tb: ela escova primeiro, depois tentamos nós.

Parabéns pra Clarinha pelos seus 17 meses. Muita saúde e alegria de sobra.

Bjos.

Unknown disse...

O meu bebe não quer domir sozinho é uma luta dormir no berço, ele até topa dormir no berço mas eu tenho que ficar com ele o tempo todo . Uma luta viu!