quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Sonhos e brincadeiras

Essa noite Clara dormiu conosco e acordou umas 3 vezes falando coisas, acho que estava sonhando. Da primeira vez ela começou a pedir o Patati: "qué o Patatiiiii, cadê o Patatiiii", e repetiu choramingando um monte de vezes, até que se acalmou e voltou a dormir. Da segunda vez começou: "Mamãe, qué suco de gilafa", e eu tentando entender: "quer o que?" E ela chorando: "suco de gilaaaaafa". "Suco de girafa???". "Éééé". Eu logo percebo que ela está meio sonhando e só tento acalmá-la, mas papai fica tentando dialogar, levanta e vai buscar a girafa, entrega pra ela, que joga longe e continua pedindo o suco de girafa... Eu hein, o que será que ela estava sonhando?

As vezes Clara tem uns episódios estranhos durante o sono. Ela começa a chorar muito e, mesmo que esteja conosco na cama, não consegue se acalmar. Fica se debatendo, grita. Eu tento pegar no colo e ela não deixa, se contorce. Eu tento acalmar, falo baixinho, faço carinho, e ela fica chorando alto e repetindo coisas que eu não entendo. Já li um pouco sobre terror noturno e acho que ela pode estar passando por isso. Por sorte acontece só de vez em quando porque é muito ruim, a gente se sente impotente, tenta ajudar e não consegue. No último, depois de rodar a cama chorando e se debatendo por um certo tempo, ela finalmente aceitou se deitar em cima de mim e voltou a dormir calmamente.

As brincadeiras dela andam cada dia mais complexas, cheias de diálogos entre os brinquedos, de bichinhos e bonecas que ficam doentes e são examinadas (igual o tio Dennis examina), outros que ficam tristes porque os amigos foram embora, ou felizes por qualquer outro motivo. Uma coisa que tenho percebido é que ela tem dado altas broncas nos brinquedos, o que me faz pensar que estamos brigando demais por aqui...

Hoje depois do banho, com um patinho e uma sereia na mão, vê o peixe em cima da cômoda. Faz aquela voz de surpresa: "Olhaaaa, patinho, o amigo pexi. Vem, pexinho, senta aqui. Pexinho e patinho tão assistindo teevisão, tão vendo Baby TV."

Outro dia ela brincava no berço e começou a colocar os brinquedos em cima do protetor lateral, em fila e encostados na grade. Aí solta: "Olha, mamãe, os amigos tão andando de ombinus".

Ela tem alguns bichinhos que tem o adulto e o filhote, tipo vaca e bezerro, hipopótamo grande e pequeno. Ela adora brincar de mamãe e filho. O engraçado é que ela tem um Pablo (backyardgan) grande e um pequeno, então o "Palão" virou mãe do "Palinho", e eles só andam juntos e geralmente o pequeno fica deitado no colo do grande, mesmo no "ombinus".

Sempre ela constata que faltam muitos personagens no seu rol de brinquedos. Hoje ficou dizendo que faltava a mamãe do Tyrone, do Austin, Tasha e Uniqua (os bonecos grandes). Como ela tem a Minnie, fica dizendo que falta o Mickey e o Pateta. Ela tem a Monica, então "fáta" a Magali, o Cascão e o Cebolinha. Menininha esperta essa.

Clara acha que avião se chama Gavião, e quando vê um já grita: "Olhaaa, o gavião".

4 comentários:

Anna disse...

Kelly,

acho que essa é mais uma daquelas fases que (graças a Deus!) passam.

Tenho visto alguns comentários assim pela blogosfera (acho que a MArina, do Coisas que me inspiram tá passando por isso agora).

Bom, te digo que Lucas passou por isso também. Enventualmente tinha esses episódios que se pareciam com terror noturno e eu fiquei bem preocupada. Ele chorava desesperado, dava pra notar que continuava dormindo, mas não se acalmava com nada.

Às vezes eu acendia a luz pra que ele acordasse e parasse de chorar, às vezes dava uma mamadeira, às vezes só um colinho resolvia. Nos piores dias cheguei a ligar a TV, daí ele saiu daquele "transe" e adormeceu logo.

Do mesmo jeito que apareceram, sumiram... Não sei precisar, mas acho que se estenderam de 1a6m e 2a3m. Por aí.

vamos ao eterno mantra: isso passa!

beijos para vocês

Rafaella disse...

Ela tem muita criatividade ne...
Esses sonhos deles devem ser estranhos, porque é muita informação diferente no dia a
dia para eles...
Mas logo deve passar...
Bjs

Lavínia Costa Monteiro disse...

Kely...
A Clara tá bem... Os meus gritam: Olha o gammmvião!!!!
Beijos...

Carla disse...

Kelly....o tal do suco de gilafa foi muiiito bom. rsrs
Ri tanto q vc nem faz idéia.
E o "Éééééé" dela qdo vc perguntou tbm foi muito bom, como se vc não soubesse o q é suco de girafa. KKKKKK