domingo, 5 de fevereiro de 2012

Super birras e outros desabafos

As birras tem dado as caras por aqui. As vezes são previsíveis, principalmente por causa do sono ou fome, outras vezes simplesmente aparecem do nada. E Clara rola no chão, e grita e chooooora até ficar vermelha e cansada. Normalmente depois de ver que não vai dar em nada pede colo e fica soluçando no meu ombro. Minha estratégia é "tentar" ignorar. Primeiro tento entender o motivo, mas quando vejo que a coisa está fora de controle saio de perto e procuro ficar calma. O problema é que preciso muito aprender a lidar com a situação, por mais que saiba que é normal, que é fase, que o melhor é não valorizar, muitas vezes não consigo manter a calma. Confesso: birra me tira do sério. Principalmente quando ocorre na rua, quando ela começa a se jogar no chão e sair se arrastando eu quase tenho um ataque! Sim, eu sei que provavelmente ela percebe e isso é um combustível para a situação. Mas como é que faz? Meu sangue ferve, gente! Por isso tento me afastar e deixar as coisas se acalmarem.

Esses últimos dias de férias foram um pouco difíceis. Primeiro porque fomos premiados com as férias mais longas da cidade dentre as escolinhas particulares, e nós não temos férias desse tamanho, ou seja, estávamos sem ninguém pra cuidar dela. Vejam bem, não é que eu não goste ou não aguente ficar esse tempo com ela, seria maravilhoso se eu não tivesse que ir trabalhar, mas infelizmente não tenho tantos dias livres. Minha mãe que normalmente nos ajuda dessa vez não pode fazer muita coisa por diversos motivos. A última coisa que aconteceu foi que semana passada ela viria ficar com a Clara aqui em casa, mas minha irmã sofreu um acidente e precisou dela. Nós, eu e Jorge, ficamos nos revezando, cada um faltando um período de trabalho. No meio disso tudo entramos numa situação de estresse e horários totalmente descontrolados. Clara tem protelado o quanto pode o sono da tarde, algumas vezes dormindo no final do dia e depois indo dormir super tarde, por volta das 11.

Outra novidade é que estou querendo desmamar a Clara. Vou tentar fazer um post só sobre esse assunto, mas por enquanto quero dizer que sinto que está na hora. Pra mim não tem sido mais prazeroso e vejo que será melhor para nós duas. Mas não acho uma boa solução interromper de uma vez, então estou cortando as mamadas extras primeiro e por enquanto quero manter só a da noite e a da manhã. Nesses dias de férias fui fazendo isso, mas acabava cedendo na mamada pra ela dormir a tarde. No entanto o que antes a deixava entorpecida, agora não tem muito efeito. Esses últimos dias ela pedia pra dormir, eu acabava dando o peito e ela não dormia, ou seja, ela sabe que se pedir pra mamar não ganha, então pede pra dormir. Como ela me enrola e não dorme acabo ficando irritada. Hoje aconteceu novamente e eu decidi que não vou mais dar essa mamada. Agora serão só 2 por dia, em breve tiro mais uma e depois paro.

Hoje depois dessa tentativa de sono eu desisti e não deitei com ela de novo mais tarde como faço as vezes, já na tentativa de regularizar o horário do sono noturno. Passamos o dia relativamente bem, brincando e vendo "vedede" (DVD). No final da tarde fomos fazer um lanche na rua e depois ao parquinho, onde ela brincou bastante. Voltamos pra casa e o cansaço começou a bater forte. Fomos direto pro banho e tudo ia bem. Na hora de sair começou uma mega birra. Depois dessa foi uma sequencia de birras incríveis, praticamente sem motivo, ou melhor, motivadas pelo mais puro cansaço. Fiquei impressionada com tamanha capacidade de gritar e com medo dos vizinhos chamarem o conselho tutelar! Na maior parte do tempo consegui manter a calma. Por último fomos para o quarto, ela chorando sem parar. Fiquei em silencio com ela até acabar a última das birras do dia. Ela então subiu na cama, tomou o leitinho, pediu o mamá e finalmente se rendeu ao sono.

Amanhã começam as aulas, mas só no período da tarde. E como será adaptação ela não deverá ficar todo o período... Somente na quarta começa pela manhã. E pra ficar ainda mais legal marido vai viajar amanhã e só volta na sexta. Só quero ver como eu vou pagar as horas que vou ficar devendo no trabalho (tenho ponto eletronico, tá pessoal).

E só pra terminar esse post gigante, só para dar um feedback para quem comentou no post anterior sugerindo um possível processo alérgico, eu também acho que pode estar acontecendo, mas estou apostando no leite, pois foi depois que liberamos geral que a coisa vem acontecendo. Não creio que os gatos sejam o problema. O problema é que ela anda louca pelo leite e não consegui mais tirar, mas vou tentar o leite de soja pra ver no que dá. E durante a semana talvez eu vá ao pediatra homeopata...

7 comentários:

Lia disse...

Kelly, acho que quando ela voltar às aulas as coisas vão melhorar muito, porque a falta de rotina contribui muito para o estresse da criança. É realmente muito complicada essa discrepância entre as férias escolares e as nossas férias...
Sobre o desmame, aqui estamos usando a mesma estratégia: falar que não vai mais mamar e pronto. Eu tirei a mamada da tarde e ficamos só com a da manhã e a da noite, mas adivinhe? Emília arrumou um jeito de antecipar a mamada da noite. Ela continua mamando só duas vezes, mas decidiu que preferia mamar à tarde que à noite. E aí à noite, se ela pede, eu digo "já mamou", e ela pede pra mamar no peito do papai.
No mais, quanto a essa fase difícil de birras, sugiro duas coisas:
- conversar muito sobre isso nas horas em que ela estiver calma. Explicar que é muito chato essa gritaria, que você fica cansada e fica mais difícil cuidar dela, que entende que às vezes ela fica frustrada mas que existem outras formas de se expressar. Dê alternativas pra ela (tipo bater no travesseiro). Ah, e eu comprei tampões de ouvido aqui. Super recomendo.
- Em tudo o que ela tiver de fazer, dê opções pra ela achar que está no controle, sem fugir do objetivo que você deseja. Por exemplo: tem de pôr a roupa e se calçar para ir à escola. Aqui eu casa eu pergunto: "Quer colocar a sandália sozinha ou quer que eu coloque?" "Quer pôr a blusa em sentada ou deitada?" "Quer colocar este ou este vestido?". Ajuda muito, porque a criança sente que participou das decisões.
Beijos e boa volta às aulas!

Natália disse...

REALMENTE NÃO DEVE SER FÁCIL AGUENTAR AS BIRRAS. ACHO QUE MEU SANGUE SUBIRIA TBM. MAS... TEMOS QUE MANTER A CALMA NEH. PENSE PELO LADO POSITIVO, LOGO LOGO ELA PASSA DESSA FASE, E EU? AINDA VOU ENTRAR... AFF, TOMARA QUE TERMINE LOGO. BJUS

Fabiana disse...

Depende da birra, eu reajo de um jeito, mas seja em casa ou na rua, ignorar costuma ser o método mais usado. Mesmo em lojas ou qq outro lugar eu deixo ela lá no chão e fico fazendo as minhas coisas (claro, com um olho nela). E não to nem aí pras caras e bocas de quem está olhando.
Quem já teve filho sabe: é fase e vi passar.

Humm... verdade... pode ser o leite...
Um homeopara pode ajudar e muito.

Bjos.

Dayane Cavalcante disse...

Nossa Kelly eu também não tenho paciência com birras, o Levi já começou com algumas e sinceramente não tenho paciência, muitas vezes chamo o pai e quando ele nã está tento manter a calma mais é difícil viu...

CARLA disse...

Ai Kelly!
Tomara q o pediatra não venha falando q é alergia a gatos....
Médico tem mania de falar isso. Acho q já te contei q meu irmão tem bronquite e qdo criança vivia tendo crises e internado. O médico sempre dizia q eram os gatos, mas minha mãe nunca desfez de nenhum deles. Um dia ela se cansou e disse ao médico q tinha doado todos e q meu irmão continuava tendo crises. Então o médico perguntou se nós tínhamos outro bichinho e minha mãe respondeu q sim, pq tínhamos uma tartaruga, ele então respondeu: "Então é isso. É alergia a tartaruga q seu filho tem!"
Minha mãe se levantou e nunca mais voltou neste médico.
Por fim meu irmão sempre tinha crises por causa da poluição de SP, tanto q hj ele mora no Japão e nem tem mais nada.

Mari Mari disse...

para as birras, a gente tem um cantinho de chorar. Quando a birra começa, a gente pergunta se a criança quer parar de chorar ou quer chorar sozinho no cantinho. parece que funciona, porque aqui ninguém tem essa mania comum de se cjogar no chão. Fora de casa raramente acontece, até porque a gente sempre controla pra criança estar cooperativa, ou seja, sonecas em dia, barriguinha cheia, lanchinho na mão, passeios curtos e controlados...

Agora, quanto ao desmame, se foir só porque você não sente mais prazer, paciência. Melhor continuar amamentando até ela estar bem acostumadinha na escola. Se for necessário desmamar por problemas de saúde ou o que for, ok, mas se for só porque não é mais tão legal, adie um pouco. Porque, no fundo, a crianca vai arranjar outra coisa pra subsituir (emocionalmente) as mamadas, então você vai se ver brigando com ele não mais por causa do peito, mas por outros motivos. O fato de ela estar chegando aos dois anos deve ser ignorado. dois anos não é alvo pra absolutamente nada, nao tem porque parar só por isso. Pelo menos, eu acho.

Rosana disse...

Oi Kelly, entendo o seu sufoco principalmente com as birras de Clarinha, mas o interessante seria coloca-la num cantinho para pensar, vc vai ver como funciona, eles param rapidinho de chorar, e realmente quando o sono bate, não tem jeito, eles fazem birra até para dormir mesmo com tanto sono. Lutam, relutam, choram, mas daqui a pouco passa e já estão dormindo, bem ai tem que ter muita paciência.
Tente contar um historinha, cantar uma musiquinha bem calma deitada ao lado dela, que aos poucos ela pega no sono sem precisar do peito.
Com relação ao desmame, como Bia fica o dia todo na escola e pelo visto é a mesma situação de Clara, durante o dia, mesmo aos finais de semana evite dar o peito. Clarinha está perto de completar 2 anos, ela vai começar a perder a necessidade de mamar, eu dava água para Bia, a noite nunca dei leite, sempre água, e assim ela foi desmamando durante a noite.
O sufoco do desmame são as três primeiras noites, depois passa e ela nem vai lembrar mais do peito. Consegui desmamar Bia desse jeito, e ela passou a dormir melhor. Mas é claro, se vc já não está sentindo que dar o peito não a acalma mais então realmente é melhor ir tirando. Fica aqui só uma sugestão.
Bjs e boa sorte.
Cheiro na pequena linda!