terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Primeira semana de aula

Semana passada foi a primeira semana de aulas e, como não podia ser deixar de ser, de difícil adaptação para a Clara. Ela continua na mesma escola, na companhia de alguns dos coleguinhas, mas mesmo assim estranhou. A coordenadora fez o favor de dividir a turminha, apesar dos protestos de todos os pais, alegando ser importante a criação de novos vínculos e amizades. Com 2 anos de idade??? Acho desnecessário.
Na segunda e na terça só teve aulas a tarde. Na quarta começou pela manhã. Eles pediram para que os pais ficassem na escola e a medida que ia acontecendo a adaptação da criança ou se houvesse muito choro iam chamando pra pegar os filhos mais cedo.
No primeiro dia foi uma confusão, um monte de criança chorando e de pais circulando. Clara chorou bastante, não queria entrar na sala, e depois não conseguiu se tranquilizar. Parava de chorar e logo depois voltava. Então ficou cerca de 1 hora e vieram me chamar pra busca-la. Quando a tiramos da sala ela correu para brincar nuns brinquedos que ficam bem em frente e que ela adora. Por ali ficou super animada, brincando e correndo de um lado pro outro, ajudando a aumentar a confusão, pois os coleguinhas viam e toda vez que alguém abria a porta alguns fugiam pra brincar do lado de fora também. Ficamos por ali pra ela poder curtir um pouco a escola e na esperança que ela quisesse lanchar com os amigos, o que não aconteceu.
Na terça novamente muito choro, mas o professor de teatro que ela conhece bem, a levou pra dar uma volta e ela se acalmou. Ficou mais tempo.
Na quarta a instrução era levar pela manhã, deixar um tempo, pegar pra almoçar e levar a tarde novamente. Foi mais uma chororô sentido demais (que dor no coração), e mais um passeio com o professor de teatro. Fiquei a manhã toda na escola esperando. Como ela estava bem, decidi deixa-la pra almoçar com os colegas (ela come muito melhor na escola) e depois leva-la um pouco pra casa. Enquanto esperava percebi que estava demorando muito, fui atrás e vi que ela já estava dormindo tranquila na salinha do sono. Então fui trabalhar e ela ficou direto até as 5. Ficou super bem, quando cheguei ela estava animada e feliz.
Na quinta e na sexta ela já ficou o dia todo e fui pegar um pouco mais cedo que o normal. Porém a chegada ainda é um problema. Ela diz que quer ir no "tabalho" da mamãe, do papai, na casa da vovó, mas não quer ficar na escola. Se agarra na gente e chora horrores. Depois se acalma e fica bem.
Foi uma semana bem complicada pra mim, pois marido só pode acompanhar na segunda, depois viajou. Eu tive que ficar devendo algumas horas no trabalho, mas o importante é que consegui estar presente nesses momentos delicados. Dá peninha de ter deixa-la chorando, mas vejo que ela fica bem e feliz, então fico mais tranquila.

4 comentários:

Lia disse...

Kelly, lá na escola da Emília iam separar a turma também. Daí um pai de gêmeas (iam separar as meninas) surtou total e resolveram cancelar tudo e deixar a turma toda junta. Inclusive uma das professoras do ano passado foi transferida pra sala nova.
Isso de "novos vínculos" não é apenas desnecessário, mas cruel. E os vínculos antigos? O que eles estão querendo ensinar pras crianças? Amizades descartáveis?
No mais, mesmo mantendo a turma junta sempre tem gente nova. Na salinha da Emília já chegaram quatro coleguinhas, e Emília só fala delas!
Estou pensando em me envolver mais com a escola, criticar, elogiar, participar. Porque às vezes parece que esses "educadores" estão totalmente desorientados.
Beijos!

lolo disse...

E eu pensando que a adaptação era só na primeira vez que ia para a escola, hehe.

yahhh disse...

Ai, é doloroso ver elas assim, mas necessário né? Mas tudo vai dar certo e ela vai curtir bastante. Beijooos

Lu Azevedo disse...

Complicado mesmo. Mas como vc disse, se no decorrer do dia ela fica bem é o que importa. Já com o Nic não foi assim. Ele não queria ir, chorava quando chegava lá e teve dias de pegar o casaco e as botas e ir pra porta me esperar chorando. Isso partia tanto meu coração, especialmente porque além de não gostar dos amigos (é o que ele dizia) tb tinha dificuldade de se comunicar em ingles. Então eu e a professora decidimos deixar pra daqui alguns meses. Enquanto isso eu continuo levando ele em outras atividades mais divertidas na mesma escola, com a mesma professora, só que com crianças mais novas um pouco. Ele esta todo feliz. E minha sorte é que meu trabalho permite essa flexibilidade, né? Diferente de vc...

Mas torço pela adaptação da sua pimpolha! Que tudo se ajeite logo e ela vá pra escolinha feliz da vida!

Beijos,

Lu