sábado, 12 de março de 2011

Pão e leite

Clara descobriu que melhor que comer pão ou biscoito sem nada para acompanhar é comer pão ou biscoito com leite. Só que ela não tem tomado outro leite que não seja o materno, então se ela está comendo um dos dois e estou por perto ela pede peito, aí dá uma mordida no pão/biscoito e mama por cima, e repete a operação várias vezes. Eu fico ali, por conta, com o peito lambuzado, esperando a bonitinha terminar seu lanche. risos.

Semana passada tivemos consulta no pediatra, que pediu alguns exames de fezes para analisar como anda a tal intolerância a lactose, principalmente porque eu já abandonei a dieta desde dezembro e ela continua mamando no peito. Os exames deram todos normais e ao que tudo indica não temos mais nenhum problema. Para ter certeza ele pediu que começássemos a dar Nestogeno pra ela e que depois de 4 dias devemos repetir os exames. O problema é que quem disse que a pequena quer aceitar o leite? Faz tempo que não dou mais mamadeira, até então ela tomava o Aptamil sem lactose, mas das 2 ultimas vezes que tentei dar ela não quis. Clara que nunca negou leite nenhum, que já tomou Alfaré e Neocate, que nem leite são e tem um gosto estranhíssimo, que tomava qualquer um na maior felicidade, de repente não quer mais nenhum. Eu tinha avisado ao médico que achava que ela não iria querer, mas ele falou que devia ser por causa da mamadeira, que era pra dar no copo, mas que nada, já tentamos na mamadeira, no copo, mingau de aveia na colher, com fruta, e nada, ela não aceita.
Ela também anda negando um monte de outras coisas, tem comido super pouco, agora a primeira reação é jogar fora, aquela criança que comia tudo que colocávamos na boca dela parece que foi trocada desde que ficou doentinha.
Só para esclarecer os posts anteriores, nós dávamos sopa pra Clara, mas era uma sopa bem encorpada, com arroz ou macarrão, feijão, legumes e carne, tudo com pedaços, não era nada batido. Mas estamos persistindo na mudança da alimentação, dando arroz, feijão, legumes, carne, mas tudo bem molhadinho e molinho, ela come bem pouco. Eu continuo insistindo, com toda a paciencia. Já teve dias que ela não queria nem abrir a boca, agora come um pouquinho.
Na semana que vem vou conversar na escola para mudarem a alimentação lá também, de forma gradual, e assim espero que ela se acostume. Também tenho minhas dúvidas se o problema é essa mudança porque algumas vezes demos sopa e ela comeu bem menos do que comia antes, apesar de comer mais que a comida normal.
Enfim, seguimos tentando entender as necessidades dela e fazer com que ela coma o melhor possível. Se alguém tiver alguma dica para dar a respeito do leite, outras formas de introduzir coisas que tenham leite na alimentação dela para que possamos fazer os exames e finalmente tirar essa preocupação da cabeça, eu agradeço muito.

Só para terminar gostaria de fazer um desabafo: como é que pode a gente pagar um verdadeira fortuna (acho que só quem é de Brasília sabe que é mesmo uma fortuna) para a escola e ela emendar tudo que é feriado? A escola da Clara emendou a SEMANA INTEIRA do carnaval! Mas papai e mamãe trabalharam desde quarta a tarde, né, assim como quase todo mundo, é um abuso isso!!!

12 comentários:

Rose disse...

oi keli estou vendo que vc está bem aflita com tudo isso,mas essa fase vai passar tenha fé...eM relação ao leite Pedro tambem não aceitou o leite"NAN" tentei dar outro como aptamil e o nestogenio tive que jogar tudo fora afff,nessa quinta feira levei ele no pediatra ai ele me mandou dar o leite tipo C o de saquinho ele me disse que ele tinha intolerancia ao leite em pó ainda não dei vou tenta ai depois te falo como foi tá,e as papinha tem criança que ficar assi mesmo com a comida o importante é que ela ainda esta mamando no peito...né beijossss....

Chris Ferreira disse...

Oi Kelly,
nunca vi isso de comer e mamar ao mesmo tempo. kkk.

Mauá é muito legal mesmo. Conheço esse restaurante Japonês que você falou. Ah, e os cachorros andam por lá sim. Muitos. As meninas adoram.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Fabiana disse...

Kelly, muito engraçado isso de comer pãozinho e querer o peito. Fiquei imaginando e achei muito interessante. Nunca vi nenhuma mãezinha comentar isso. Pão com leitinho. Do peito. Rsrsrsrs. Clara é realmente esperta.

Qto à alimentação, acredito que deva ser normal essas fasees de comer pouco viu. Há umas 3 semanas, Laura passou por esse período. Comia umas 6 colherzinhas e só. Mas tomava bastante suco, água e leite. Então tá. Aos poucos, ela foi voltando a comer mais de novo.

Sei como é essa sopinha pedaçuda. A vovó da Laura de Matão, sempre que vamos lá, prepara uma bela e encorpada sopa, com legumes, arroz, carninha.

Aqui em casa, prefiro dar comida mesmo, mas sempre bem molhadinha.

E não desista. É assim mesmo pelo que ando pesquisando. E logo, logo vai vir a fase de não comer nada, de falar não quero isso, quero aquilo. Vamos aguardar.

Qto ao leite, experimente derivados de leite, mas que contenham muuuito leite, tipo requeijão, danoninho, sorvete, toddynho. Já deu alguma dessas coisas pra ela no lanchinho? Quem sabe...

Por aqui tb estamos experimentando dar algumas coisas com leite para ver a reação na Laura. Aqui o problema é na pele. Ela se enchia de bolinhas vermelhas. Mas ainda não demos leite, leite. Só derivados. Estamos observando. Por eqto, estamos indo bem. Oremos!

E essa da escolinha é MUUUUITA FOLGA!!!!!

Bjos.

Paloma Varón disse...

Kelly, minha dica para testar se ela tem reação à lactose é dar queijo branco ou iogurte natural, mas me parece óbvio que a intolerância passou, senão ela já teria tido reação ao seu leite (já que vc voltou a comer lactose desde dezembro).
Ciça também teve e superou antes de 1 ano.
Ah, e não há problema nenhum em ela recusar LA, afinal ela tem o LM.
Beijos

Kellen Mahy disse...

Muitas risadas imaginando a lindinha mamando e comendo biscoito/pão!
ótimo...
Beijos

Lia disse...

Kelly, fique tranquila que ela vai voltar a comer melhor. Pode ter a ver com a doença, mas pode também ser uma fase natural do desenvolvimento dela. Algumas crianças, ao completarem 1 ano, passam a comer menos. Isso acontece porque o ritmo absurdo de crescimento que eles vivem no 1o ano diminui, e eles já não precisam de tantas calorias pra viver. Além do mais, como a Clara engatinhou e andou cedo, e gastou muita energia nesse período, ela pode ter passado um tempo comendo muito. Daí a gente se acostuma e acha que eles vão comer desse tanto sempre... Tudo são fases! Beijos!

Anne disse...

Que fofa! Pãozinho com leite da mamãe é demais!
Tô contigo com a revolta sobre as emendas!
É o fim! Mas reclame! Eu trabalhei em uma escola que emendava e mudou a estratégia quando as mães começaram a reclamar. Azar das professoras...
hehehe
bjos

Nine disse...

Oi Kelly!
Aqui em casa nós sempre percebemos que a Ísis está com algo errado por conta da alimentação: ela que sempre come super bem passa a recusar alimentos. Já fico em alerta. E depois que passa o problema ela sempre demora de 7 a 10 dias para voltar a se alimentar normalmente, por isso creio que vc não deve se preocupar por enquanto, apenas observar e se persistir verificar com o pediatra se não pode ser outra coisa.
A Ísis tb muda bastante o padrão alimentar. Quando era pequena e começou a comer comia de tudo, depois foi ficando bem seletiva e deixando de comer coisas que adorava antes, agora tem comido novamente coisas que havia deixado. Li que é normal, as crianças passam por mudanças de paladar.
Sobre o leite, creio que é muito cedo para se preocupar com isso tb e como ela mama no peito não vejo motivos para vc introduzir leite artificial. Eu seguiria com a amamentação e introduziria alimentos preparados com leite, tipo bolo, panqueca, iogurte natural, queijo, até para ela não ter uma reação das mais violentas. Leite puro é sempre mais forte. Pense nisso e discuta com o seu médico.
E sobre as escolinhas, afe, é uma coisa, né? Eu me lembro que quando a Ísis ainda ia para a escola nós escolhemos uma que dizia não emendar feriados e funcionar direto, mas no ano eles fizeram "paradas" em julho, final de dezembro e início de janeiro...então como que funciona direto??? Hj a Ísis não vai mais para a escolinha, mas sei bem como é.
Beijos!
Nine

Roteiro Baby disse...

Hoje eu tô correndo... navegando um tiquim enquanto trabalho (minha licença maternidade acabou nesta semana! Buááááá)... mas depois que li o primeiro parágrafo deste post, tive que ler até o fim... KKK!
Que situação!
Ah... e tb quero registrar que admiro PROFUNDAMENTE, mães que amamentam! Isso é uma prova de amor e doação INCRÍVEL! Até disse isso pra Luíza (Potencial Gestante) hoje...
Obrigada pelos muitos comentários carinhosos lá no blog... vou passar sempre por aqui pra saber mais da Clarinha tb.
Abraços e "feliz ano novo" já que no Brasil o ano começa, de verdade, hoje...

Flavia disse...

amei essa história de acompanhar o pãozinho com leite materno.. espertinha essa Clara, hein?

beijos

Lu Azevedo disse...

Que coisa mais linda esse negocio dela comer e mamar no peito! Achei tao fofo!!!!

Qto à alimentação, vc já cogitou que pode ser dente nascendo? Febre, recusa de comida... Pode ser dente vindo...

E que bom que os exames deram normais, não é? Não deve ser nada fácil ter um bebê com intolerancia!

Beijos, querida!

Lu

PS: Acho que pra eu aprender a cozinhar, foi essencial mudar de país!!!! Se eu fosse vc tentava! hahahaha

Chris Ferreira disse...

Oi Kelly,
obrigada pelas visitas e pelos comentários.

COm certeza você vai fazer muita coisa legal com a Clara, essa coemdora de biscoito com leite do mamá. Adorei essa ideia da Clara.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/