domingo, 11 de outubro de 2009

Azia, o mais novo sintoma

Da semana passada para cá comecei a ter uma maldita azia, que vem me incomodando bastante. Não foram todos os dias, mas pelo menos umas 3 vezes. Ainda não descobri qual é o alimento que vem causando essa queimação, mas preciso descobrir rápido!
Essa semana tive consulta com a nutricionista e pudemos ver que engordei menos de um quilo neste ultimo mês, o que achei ótimo, pois no mês anterior havia engordado 2 kg.
Minha barriga deu uma boa esticada nessa semana e tenho sentido o bebê mexer agora, o que sempre me deixa muito feliz.


Sobre a Azia:

Azia na gravidez
Elimine do cardápio os alimentos que provocam a sensação do estômago em brasa
Suzana Dias

O nome oficial dessa sensação é pirose, palavra que vem do grego e significa ação de queimar. Durante a gravidez, é relativamente comum sentir o estômago em brasa depois de ingerir determinados alimentos. Observe quais são eles e risque-os do cardápio.“Não existe nenhum alimento específico que provoque azia; a causa é muito individual, embora alguns estudos relatem que a cafeína pode piorar a sensação”, esclarece a nutricionista Fabiana Casé do Vale. Comidas muito ácidas ou gordurosas pesam e devem ser esquecidas pelas gestantes com propensão à azia. No mais, coma menos quantidade e mais vezes durante o dia. Você certamente se sentirá melhor.
Frutas indicadas: mamão, manga, banana, uva, caju, maçã (crua ou cozida) e goiaba cozida. Frutas contra-indicadas: laranja, limão, tomate, kiwi, maracujá, abacaxi (frutas ácidas em geral). Abacate, coco, nozes, avelãs e castanhas (por conterem muita gordura).

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI886-10566,00.html

2 comentários:

Rebecca 'B.B.' Celso disse...

Diziam, no tempo das nossas avós, que azia era sinal de que o bebê seria cabeludinho! ;)

Kelly Resende disse...

É verdade, Rebecca, também já ouvi essa! E muitas outras parecidas. rssss