sábado, 12 de julho de 2014

França - Vaison la Romaine e Chateauneuf du Pape

Último dia do meu irmão conosco na viagem, ele voltaria para a Alemanha no dia seguinte, seguimos para Vaison de la Romaine, que fica a cerca de 50 km de Avignon. Na estrada vimos plantações de cerejas e mais adiante um local vendendo frutas, cerejas e morangos maravilhosos. Compramos ali as cerejas mais gostosas que já provamos na vida e as melhores da viagem.

Vaison de la Romaine é uma pequena cidade medieval, cortada pelo Rio L’Ouvèze, onde há uma ponte do século I. De um lado do rio, na parte alta está a cidade medieval com a ruína do castelo no ponto mais elevado. A caminhada até lá é uma delícia, passando pelas lindas ruas estreitas. Do outro lado do rio estende-se a maior parte da cidade, incluindo sítios arqueológicos romanos, que infelizmente não visitamos.

Nessa pequena cidade tivemos uma das nossas melhores refeições de toda a França, no Restaurante Le Bateleur. Pegamos o menu do dia e cada prato parecia uma obra de arte, lindo e delicioso, apenas achamos as porções muito pequenas, mas mesmo assim valeu a pena.

Depois de passear e curtir um pouco o visual na área de picnic bem na beira do rio, pegamos o carro e seguimos para Chateauneuf du Pape (35 km dali).

Chegamos em Chateauneuf e estacionamos o carro na primeira vaga que encontramos. Não havia nenhuma placa e saímos caminhando sem destino, só que para o lado oposto do local que realmente interessava na cidade (risos). Fomos até o final da cidade caminhando e só vimos uma grande ruína, mas essa parte da cidade realmente não tinha nada de interessante, parecia uma cidade normal, com construções mais novas. Depois de andar bastante, na volta é que encontramos a parte da cidade que realmente interessava, mais antiga, mas ainda assim não encontrávamos a famosa Cave de vinhos de Chateauneuf. Vimos várias caves pela cidade, mas não a que buscávamos. Já cansados finalmente encontramos o centro de informação turística e descobrimos que havíamos passado bem perto, era só subir na direção da ruína do castelo e a cave era no meio do caminho. Aproveitamos para visitar a ruína (que raiva quando descobri que lá tem um grande estacionamento e que nós andamos um monte desnecessariamente) e depois a Cave mais famosa da cidade, a Le Verger des Papes. O vinho de Chateauneuf é considerado um dos melhores da França, por isso a cidade está repleta de lojas que oferecem degustação. 

Para saber mais sobre a história de Chateauneuf du Pape recomendo este post:

Frutas à venda na estrada - as melhores

Ponte Romana de Vaison La Romaine

Entrada da cidade velha




No topo da cidade

Castelo de Vaison La Romaine

Sobremesa maravilhosa do Le Bateleur
Foto tirada pela Clara!

Ruína do castelo em Chateauneuf du Pape


Plantações de uva ao redor de toda a cidade


Cave Le Verger du Papes
Fotografando tudo!

Nenhum comentário: