quinta-feira, 12 de junho de 2014

Provence - 1ª parte - Aix-en-Provence e Cassis

Chegamos em Aix no final do dia e foi amor a primeira vista. Fomos recebidos com muita simpatia pelos proprietários do apartamento que alugamos. O ap em si é muito bom, com janelas amplas, bem iluminado e equipado, numa rua muito simpática cheia de boulangeries e mercadinhos, ótima localização. O estacionamento que usamos é pago, mas bem próximo ao apartamento e de fácil acesso. Em frente ao apartamento tem um mercadinho e tinha várias bandejas de frutas lindas na calçada. Da janela eu e Clara escolhemos o que iríamos querer e descemos pra comprar. Pra mim as cerejas eram as principais, Clara andava louca por melancia, tudo bem fresquinho e gostoso.

Logo saímos pra dar uma volta pela cidade e nos encantamos. Tudo muito arborizado, uma linda arquitetura, uma cidade cheia de vida. Confesso que fui sem grandes expectativas, e me surpreendi muito positivamente. No primeiro dia, uma segunda feira, muita coisa não abriu a noite, mas mesmo assim havia várias opções de restaurantes. Foi no dia seguinte que descobrimos que a cidade é lotada de bares e restaurantes, as praças tomadas de mesas, tudo muito vibrante e cheio de vida.

Na terça feira partimos rumo ao litoral, nosso destino era Cassis. A idéia era fazer um passeio de barco para ver as Calanques, já que seria meio complicado encarar trilhas com a Clara. Depois ainda queríamos tentar conhecer outras cidades menores. O tempo não estava bom e quando chegamos a Cassis soubemos que não sairiam barcos naquele dia por causa do forte vento, apesar do sol quente. Jorge queria de qualquer jeito dar um mergulho e Clara estava inconformada de não poder aproveitar a praia. Tivemos então que comprar um baldinho e deixar que ela brincasse na areia por um tempo, enquanto o papai doido encarou a água gelada. Depois disso fomos almoçar (fizemos uma péssima escolha, comida muito ruim!), tomamos aquele sorvetinho básico (como os franceses amam sorvete!) e decidimos voltar.

A idéia original era ir para L'Estagnol e Bormes les Mimosas (dicas da Paloma), mas vimos pelo GPS que era meio longe e queríamos chegar cedo em Aix pra curtir mais a cidade. Antes seguimos algumas placas de Rote des Cretes, uma linda estrada de onde vimos uma parte das Calanques de cima, um visual maravilhoso. Acabamos curtindo mais esse passeio do que o tempo que ficamos meio perdidos em Cassis. A cidade é legal, bonita, mas creio que, como não pudemos fazer o passeio para as Calanques, teria sido bem mais proveitoso se tivéssemos ido direto para as outras cidades. O problema foi que tivemos que ceder e deixar a Clara brincar na areia por bastante tempo e com isso o dia ficou meio perdido.

Por outro lado foi bom voltar mais cedo pois pudemos andar bastante por Aix, conhecer uma boa parte da cidade que ainda não tínhamos tido tempo de ir. Só lamentei não ter ficado mais tempo, pois gostei muito.

Dia seguinte tomamos o café da manhã, fui em uma feira de rua, e pegamos a estrada. Próximo destino: Moustiers-Sainte-Mairie.

Aix-en-Provence:




Da janela do apartamento

Cours Mirabeau

Cidade linda e vibrante



Cassis:



Visual da Rote des Cretes






Nenhum comentário: