terça-feira, 9 de julho de 2013

Karlstejn - República Tcheca

Enquanto estávamos em Praga tiramos um dia para conhecer mais um castelo: Karlstejn. Fica apenas a meia hora de trem de Praga e vale muito a pena para quem gosta de castelos. Na internet vimos que teríamos que pegar um trem em direção a uma cidade chamada Beroun. Na estação ninguém nos deu nenhuma informação correta, a pessoa que trabalhava na parte de informações não tinha nenhuma boa vontade e disse que não sabia que trem tínhamos que pegar. No final das contas pegamos o primeiro que passou em direção a Beroun e só depois quando o comissário passou foi que descobrimos que aquele não parava em Karlstejn. Isso nos atrasou cerca de uma hora, pois tivemos que passar direto pelo nosso destino e esperar outro trem que voltava, mas não foi nada que prejudicasse o passeio. Destaque para a variedade, qualidade e sabor dos lanches vendidos nas estações de trem, mesmo nas das pequenas cidades como Beroun, muito diferente do Brasil, onde mesmo nos aeroportos a comida é uma porcaria.

Ao chegarmos ao nosso destino correto foi só fazer uma boa caminhada e logo começamos a visualizar o lindo castelo. O morro onde ele está é um tanto íngreme, dá um bom exercício, ainda mais empurrando o carrinho.

Karlstejn foi construído em 1348, para abrigar as jóias da Coroa. A região ao redor também é muito bonita,  repleta de florestas e faz parte de uma área protegida. É possível fazer visitas de 50 ou 100 minutos pela parte interna do castelo, somente com guias.

Assim que chegamos saiu um grupo em ingles e já entramos. Achei interessante, mas meio exagerado o sistema de visitação. A guia, que estava muito nervosa, ia destrancando as portas, o grupo entrava, ela trancava novamente. Depois explicava e passávamos para o próximo comodo, sempre deixando tudo trancado atrás de nós. A visita é bem legal mas não consegui aproveitar muito pois precisava controlar a Clara pra ela não mexer em nada e distraí-la criando histórias pra que ela também curtisse um pouco o passeio. Fizemos a visita mais curta, de cerca de 50 minutos.
Depois passeamos pela parte externa do castelo, tiramos muitas fotos e voltamos. Almoçamos na cidade e pegamos o trem para voltar para Praga, dessa vez em apenas 30 minutos.






Um comentário:

Marcella Nathaly disse...

Passei um tempão lendo as postagens suuuper antigas da viagem a Europa. Que lindas as fotos! Que linda a Clara! Que saudade daqui! ;)