sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O leitinho

Há pouco mais de um ano Clara foi liberada para tomar leite. Antes disso por ter passado mal até mesmo com o leite de soja, por causa do refluxo e de uma provável intolerância à lactose só podia tomar complementos de aminoácidos, o indicado (e encontrado) foi o Alfaré, o qual ela tomava em quantidades bem pequenas por um certo tempo, e mamava no peito. Eu também fiquei bastante tempo na dieta do leite por conta disso. A medida que ela foi crescendo comecei a comer algumas coisas que levam leite e não percebemos nenhuma reação. Aos poucos voltei a consumir leite normalmente, mas ela ainda não. Com ela foi da mesma forma, ela já consumia vários produtos com leite, como pão de queijo, e depois de bastante tempo resolvi experimentar dar leite, isso com quase 2 anos. Como ela tão teve nenhum problema o médico liberou e já começamos a dar o leite semi-desnatado de caixinha mesmo. Clara adora seu leitinho. Durante esse ano tivemos muitos problemas de viroses e eu fiquei com bastante receio que o causador era o leite, apesar do médico não achar isso. Nunca consegui fazer o teste de retirar o leite por um tempo porque ela se acostumou de uma maneira que não aceita ficar mais sem. Ela toma um copo de leite pela manhã e um a noite, leite puro morno. Há pouco tempo começou com uma novidade de pedir mais. Não gosto de dar, porque sempre fico com receio de fazer mal, mas acabo dando quando ela insiste.
Outro dia ela ficou com a Vovó, que foi coloca-la pra dormir, já que eu demorei a chegar. Ela toma o copo de leite e pede mais. A Vovó acha que não pode dar e começa a explicar que a vaquinha tinha deixado só um copo porque o resto do leite era do bezerrinho, senão ele ficaria com fome, etc, etc. Ela então choraminga e diz que quer o leite de outro bichinho então, e decide:
- Então agora eu quero o leite do coelhinho!
Vovó se atrapalha e afirma que o coelhinho não tem leitinho, ao que ela responde:
- Então qual bicho tem leitinho? Ah, já sei, agora eu quero o leite do gatinho!!!
Com essa a Vovó foi correndo rir e pegar mais leitinho na cozinha.
Depois disso vira e mexe ela fala isso aqui em casa. Outro dia pediu mais e quando eu trouxe ela falou:
- Já tomei o da vaquinha, esse aqui é o do gatinho e depois ainda quero o do cachorrinho, tá mamãe?

Nenhum comentário: