sábado, 20 de outubro de 2012

Os incríveis 2 anos

Que incrível essa idade de 2 anos! É uma fase de aprendizado e desenvolvimento tão grande que é até difícil acompanhar. Cada dia aparecem coisas novas: frases, argumentos, brincadeiras, gestos - coisas tão inesperadas que muitas vezes nos pegam de surpresa e nos deixam bobos e orgulhosos (ou então bastante envergonhados). Clara sempre aparece com coisas diferentes, ela muda até o jeito de falar. Nesses últimos dias me apareceu com um sotaque totalmente diferente, parecendo sotaque gaúcho, muito engraçado. Essa semana ficou uns 2 dias falando muito alto, praticamente gritando o tempo todo, fiquei repetindo que não precisava gritar até que ela voltou ao normal. Na escola normalmente ela é super colaborativa, mas algumas vezes lidera rebeliões e faz uma confusão.
A escola da Clara produz portfólios todos bimestre, mostrando o que eles fizeram de atividades, com fotos e desenhos. Sempre que fazem alguma atividade direcionada a algum tema a professora pede pra cada um falar e anota no desenho. Saem coisas engraçadíssimas. Em um era pra falar das pessoas da família, fizeram uma colagem pra cada pessoa que eles nomeavam. Clara falou: Papai, mamãe, Clara, Vovó, Vovô, Fernando (tio), Nina (cachorra) e Kali (gata). Mas não explicou quem eram Nina e Kali. Achei bem interessante ela ter citado as 2 que são dos meus pais e não os nossos gatos, que moram conosco.
Em uma outra atividade eles desenharam e falaram o que os deixava tristes. A maioria disse que era quando o papai e a mamãe brigavam, ou quando se machucavam, ou algo parecido. E Clara? "Quando maltratam as pessoas...". Em outra era pra dizer o que quer ser quando crescer. As respostas pra essa foram diversas: como o papai ou a mamãe, quero ser doutora, vou ser moça e princesa, vou ser grande, etc. Clara disse: "quero trabalhar com livros". E eu aguento isso?
Não posso negar que estou amando essa fase, assim como amei o primeiro aninho. Mas existe o outro lado dessa maravilha que são os 2 anos. As birras, as pirraças, as oscilações do humor. Como é difícil lidar com isso! Tem dia (ou partes dos dia) que a Clara é uma criança divertida, tranquila, muito animada, em outros dias fica irritada, birrenta, chorona e extremamente desobediente. Faz tudo pra ser "do contra", não quer nada e não fala com ninguém, é praticamente uma adolescente! E assim seguimos curtindo esse fantástico mundo novo que é a infância da nossa filha, totalmente diferente de tudo o que já vivemos.

3 comentários:

Lia disse...

Eles têm umas que nos desconcertam, né? Outro dia Emília perguntou: "Mamãe, porque algumas pessoas não têm casa?"

Fabiana disse...

Kelly, nada como uma outra mãe com filha da mesma idade para te compreender totalmente. Num mesmo dia vamos do orgulho extremo à irritação total. É uma mistura avassaladora de sentimentos e emoções. Tantas descobertas dia apóa dia. Agora, Laura está na fase do "o que é isso?" E tuuuuuuuudo ela pergunta isso. É hilário. Bjokas.

Marcella Nathaly disse...

Birra??? Ninguém supera Ana Luiza, a campeã nacional da brabeza! E como ela tem uma mãe que é o poço da paciência, dá certinho!...

Juro que não imagino Clara liderando rebeliões... kkkkkkkkkk