terça-feira, 3 de abril de 2012

Desfralde - o início

Há uns 10 dias começamos pra valer com o desfralde por aqui. Muito antes disso já havíamos comprado um penico e um redutor de assento, ela já havia feito cocô tanto no penico quanto no vaso algumas vezes, mas não vinha mais querendo fazer. A escola já havia mandado alguns textos falando do desfralde, dos sinais que deveríamos observar, etc. A coordenadora pedagógica me disse no início do ano que o desfralde seria feito em massa, ou seja, com todas as crianças da turma ainda não desfraldadas ao mesmo tempo. Eu e algumas mães ficamos bastante preocupadas com isso e vínhamos questionando, mas ela dizia que não nos preocupássemos, que seria tudo tranquilo.
No mês passado chegou o comunicado da escola dizendo que começariam o desfralde na semana seguinte, pedindo aos pais que começassem no final de semana e levassem muitas calcinhas e cuecas... Fiquei bastante apreensiva, com receio de forçar uma situação e fui conversar com a professora. Ela me disse então que poderíamos esperar um pouco, que ela até preferia fazer aos poucos, começar com os maiores ainda não desfraldados e conforme a coisa evoluísse nós começaríamos com a Clara, e assim nós fizemos.
Na semana retrasada ela então me perguntou se nós queríamos começar e resolvemos topar. Compramos um montão de calcinhas e começamos a deixa-la sem fraldas uma parte do dia de domingo (25/03). Tivemos alguns acidentes, mas ela aceitou bem as inúmeras idas ao banheiro, principalmente para o xixi. Durante a semana ela começou a ficar sem fraldas o dia todo na escola, colocamos a fralda ainda pra voltar pra casa, aqui eu tiro novamente e depois coloco pra dormir. Durante o tempo que está na escola, elas tentam levar ao banheiro de meia em meia hora, e ainda assim ela começou fazendo na calcinha umas 4/5 vezes. O bom é que ela não se recusa a fazer no vaso. Hoje ela só sujou 2 calcinhas. O cocô tem sido um pouco mais difícil, tem dias que ela topa fácil ir ao vaso ou penico, mas geralmente ela continua a fazer como era antes, procura um lugar e fica por ali fazendo nas mais estranhas posições.
Eu estava um pouco preocupada pelo fato dela ainda não pedir pra ir ao banheiro, a gente é que tem que ficar chamando pra ir, mas quase sempre ela vai e ficar super empolgada quando faz o que tem que fazer, o que as vezes até atrapalha, pois percebo que fica tentando olhar e acaba cortando o xixi antes de terminar. A professora disse que ela está super bem, que colabora e que é assim mesmo, que demora um pouco pra ela ter o reflexo de pedir pra ir.
Confesso que pra sair de casa na maioria das vezes ainda tenho colocado fraldas, pois fico com receio de acidentes na rua, mas no final de semana chegamos a sair sem fraldas e correu tudo bem. Ela já foi ao banheiro em alguns lugares diferentes, usa o vaso sem redutor numa boa, claro que eu fico segurando.
Enfim, considero que estamos indo bem, e espero que em breve tenhamos um menininha desfraldada em casa. Vou dando notícias à medida que o processo for avançando.

3 comentários:

Fabiana disse...

Nossa, que legal. Isso me anima e me tranquiliza na nossa próxima tentativa.

Laura tem pedido pra fazer xixi no peniquinho e eu sempre levo e ela tem conseguido fazer. Mas oficialmente não começamos o desfralde 2.

Bjos. e boa sorte.

Nine disse...

To na fase desfrde tb! Mas aqui a Ísis só faz no pinico, no vaso não...e tb rramente pede para ir, a gente é que fica lembrando de que ela está sem frldas e precisa pedir... tem vezes que ela quer r mas diz que não, daí a gente leva mesmo assim, hehehe. Sorte aí!

Marcella Nathaly disse...

Olhe, eu até tentei essa história do desfralde, mas confesso que perdi a paciência. Tem que ficar muito em cima mesmo... Como Lulu está no hotelzinho e ninguém ainda veio com essa conversa, desisti. Mas tô vendo que Clarinha é uma mocinha mesmo! Vou pedir para ela dar umas dicas a Lulu! rsrsrs

Beijão!