quinta-feira, 3 de março de 2011

Mudanças na alimentação e 10 mil visitas

Acabei de reparar que o contador de visitação do blog marcou 10008!!! Nossa, mais de 10 mil visitas nesse bloguinho tão discreto e humilde. rsss Quero agradecer a todos que sempre vem por aqui e aqueles que nos visitam eventualmente, é uma honra recebe-los!!!!

Hoje quero falar sobre a alimentação da Clara. Desde os 9 meses o pediatra mandou que começássemos a dar da nossa comida para a Clara, ela não precisava mais comer sopa. O problema é que na creche a comida que vai para os bebês é sopa. Confesso que nem cheguei a ir lá conversar, é provável que se possa optar por uma comida mais sólida, mas imaginei que não poderia e acabou ficando por isso mesmo. Outra coisa é que aqui em casa raramente cozinhamos, sempre comemos fora. Durante a semana a Clara almoça e janta na creche, no sábado a gente sempre dá a sopa dela no horário e só mais tarde é que saímos para almoçar/jantar. Sempre dou comida do meu prato pra ela, mas ela não come tanto. No domingo geralmente vamos na casa dos meus pais e minha mãe sempre prepara aquela sopinha deliciosa pra Clara, que sobra, eu trago pra casa, congelo e ela come no sábado seguinte. Quando não tem sopinha as vezes eu faço ou então damos potinho da nestle mesmo. Acabamos nos acomodando assim, é prático, ela come na hora mais ou menos certa e geralmente come bem.
Acontece que semana passada tivemos consulta e o pediatra foi categórico: precisamos acostuma-la a comer comida. Ainda argumentamos que ela tem poucos dentes mas ele disse que não tem nada a ver, que ela consegue comer numa boa. Além disso nos mandou desafia-la com coisas mais difíceis de comer, tais como pedaços maiores de carne e ossinho do frango pra ela ficar mastigando, a ponta do pão frances (esse ela já come há tempos).
Então no final de semana passado começamos a mudança, saímos pra almoçar mais cedo num restaurante self service bem legal e eu fiz um prato só pra ela. Gente, quantas dúvidas eu fiquei pra fazer esse prato! Acabei colocando umas 300g de comida, coisa demais. Ela achou bem estranho comer a comida, ela até come, só que tudo que tem mais pedaço ela joga pra fora, principalmente carne. Sei que levamos um tempão e debaixo da cadeira ficou cheio de comida. No jantar dei potinho nestle. No domingo minha mãe fez sopa para o caso dela não querer comer a comida. Tinha frango ao molho com batatas, arroz, feijão, quiabo, alface e tomate. Eu já tinha dado quiabo outras vezes, do meu prato, mas agora ela começou a jogar fora, junto com os micro pedacinhos de frango. O que eu acho mais difícil é saber se ela comeu o suficiente, fico totalmente sem noção de quantidade. A noite demos sopa mesmo.
Na escola ainda esse mês vão começar a fazer a adaptação dela no Infantil I. A gente deixa normalmente no berçário e as tias levam pra outra salinha por um tempo, até ela ir se acostumando. Nessa nova turma o almoço já é feito no refeitório, e é comida, mais molhadinha, mas não é sopa. Vai ser ótimo porque assim ela já vai se acostumando por lá também. Essa é uma das grandes vantagens de creche, as crianças vão no embalo da turminha da mesma idade e acredito que as mudanças são mais fáceis.
Enfim, estou dando adeus às sopinhas (claro que ela ainda vai comer as vezes) com um certo pesar. É tão mais fácil de fazer, carregar e dar. Nós somos muito desorganizados com nossas refeições, não temos horários, comemos em vários lugares diferentes, e agora vamos precisar mudar nossos hábitos, porque não dá pra deixar a Clara almoçar qualquer coisa em qualquer horário...

5 comentários:

Fabiana disse...

Nossa amiga, que diferença daqui. Eu não via a hora do pediatra liberar a mesma comida para Laura. Acha super antiprático ter que cozinhar algo separado pra ela.

Acho que é porque por aqui cozinhamos certinho (arroz, feijão, verdura e carninha) quase todo dia e sempre no horário. Por isso, há um mês Laura come o que a gente come. E olha que os dentes só estão chegando agora.

É questão de costume mesmo. E tem que fazer viu amiga, se não ela acomoda no molinho e depois não quer mastigar.

Vai com macarrãozinho (experimenta o de letrinha) bem molinho com carne moída e molhinho, arroz com bastante caldinho de feijão... e quanto à carninha, vai bem picadinha e molinha e desfia o frango.


E sim, faz muuuuuuuuuuuuita sujeira. No rosto, na roupa, no chão. Muuuuita. E vc vai ver que logo ela vai querer pegar a comida. Eu deixo às vezes porque faz muita sujeira. E ela tb quer pegar a colher. Então temos duas. A tortinha pra ela e a certinha pra mim. Eqto ela tenta pegar eu vou dando com a minha colher.

Quantidade? Olha... Laura não é de comer muuuuito não. Mas li no site Comer para Crescer que a quantidade não é muita não. É como se fosse umas 3 colheres (sopa) cheias. Imagina que o estômago dela é do tamanho do pulso dela. É bem pequenininho e não cabe tanta comida assim.

E vai colocando legumes e verduras amassadinhos pra ela ir sentindo o gosto separado.

E até que vai ser bom pra acostumar vcs a comer em um horário mais regrado.

Bom, são dicas amiga. Logo, logo Clarinha vai estar comendo, e mastigando, de bocada. Bjos.

Lia disse...

Kelly, vou ter de concordar com seu pediatra. As crianças têm de mastigar pra exercitar a musculatura facial, essencial pra desenvolver a fala. A falta de dentes não é um problema. Conheci um bebê de 10 meses que tinha só dois incisivos e comia sozinha um tomate cerja inteiro. Ela ia chupando até o negócio se desmanchar. Eles dão um jeito, pode ter certeza.
Emília come comida sólida desde o início da introdução de alimentos (na creche não tem sopa, é comida mesmo. O arroz dos bebês é bem empapado). No começo, amassávamos, mas ali pelos 10 meses ela já comia igual à gente. Claro, o arroz tem de ser macio e comidas mais duras tem que cortar. Mas até um pedaço de brócolis ela come inteiro com as mãos, castanhas também.
A Clara vai aprender logo logo, e você vai ver como facilita a vida.
Bjos!

Kelly Resende disse...

Obrigada pelos comentários Fabiana e Lia. É, eu sei que é necessário. Ela até come coisas mais solidas, faz tempo que come arroz, feijão e verduras cozidas do meu prato, mas minha sensação é que era só uma provadinha, e agora é pra valer. Pra mim a dificuldade é que nós não fazemos comida em casa, mas claro que vamos nos adaptar. Fabiana, a Clara tb já tenta comer sozinha e faz uma lambança daquelas, tem dia que suja até o cabelo. rsss
Lia, eu vi aquele dia no parque a Emilia comendo e achei a coisa mais linda. Em breve Clara tb vai comer assim. rsss
Beijos

Nine disse...

Oi Kelly!
Concordo com a Lia e a Fabiana e sei que essa fase de mudança de tipo de alimentação é dificil mesmo, porque passei por ela.
Quando a Ísis estava integralmente na escolinha ela almoçava e jantava lá, não era sopa, mas sim uma comida mais empapada, mas com tudo: carne, arroz, feijão, legumes e verduras. Eu raramente fiz comida como sopa para ela, sempre procurei dar mais uma comidinha tipo papa, tudo ali, mais amassadinho, mas com textura. Daí a transição para a nossa comida aconteceu naturalmente (mas não facilmente, veja bem).
No começo ela cospia qualquer comida mais dura ou seca, e com o tempo foi comendo de tudo. O pior é a carne, que se não for macia e pequena, ela põe para fora mesmo.

Eu costumava fazer a comida dela 1 vez por semana e congelava em potinhos para ela almoçar e jantar nos dias de semana (pq mesmo ela comendo na escolinha, eu dava janta para ela em casa) e normalmente colocava três panelas para cozinhar (1 com carne vermelha, frango e outra com peixe). Nessa panela colocava arroz branco/macarrão, tomate, cebola, alho, cebolinha, batata/aipim/batata doce, bata salsa, cenoura/moranga/abóbora/beterraba e 1 tipo de verdura, que batia no liquidificador e depois colocava para cozinhar. Despois de cozido só amassava um pouco com o garfo.

Hj a Ísis come tudo que a gente come, mas eu parei de comer todos os dias em resturante pq teve uma vez que ela teve intoxicação alimentar...um horror!

Meu único conselho é vc ter paci~encia e persistência, logo logo ela acostuma e come de tudo que vcs tb comem!

Beijos,
Nine

Rosana disse...

Oi Kelly, no começo para a criança acostumar com a comida sólida é um processo lento mesmo, a Beatriz, assim que comecei e introduzir alimentos sólidos ela comia bem pouco. Ela também teve a fase do guspir o alimento mais difícil de mastigar, confesso que me preocupei muito, mas com tempo ela foi se adaptando e hoje ela come bem. Insista, com o tempo ela vai aceitar. Abraços.