terça-feira, 12 de novembro de 2019

Viagem de férias - Santiago

Encerrando as postagens do Chile, com quase 2 anos de atraso, vamos falar um pouco de Santiago.

Fizemos um Stopover de 3 dias em Santiago, no retorno da Patagônia. Eu, Kelly, já havia ido em 2005 e apesar de ter achado a cidade bonita, não achei tão interessante. Já o Jorge havia tempos que queria conhece-la.
Ficamos hospedados em um apartamento na Providência, e gostamos muito, pois era central e ficava ao lado do metro, que leva às principais atrações de Santiago.
Como a Patagônia era o parque de diversão dos adultos, programamos para Santiago principalmente atrações para Clara.
Logo no dia seguinte ao da chegada fomos para o MIM (Museo Interactivo Mirador), que é um museu de ciências, onde as crianças podem interagir com “brinquedos” inspirados em diversas áreas do conhecimento. Para mim como geógrafa a parte da formação da Terra, placas tectonicas, terremotos, etc, me deixou fascinada! No geral, apesar de ter algumas atrações quebradas, achamos tudo muito bom, e Clara se divertiu bastante. Para chegar ao Museo tivemos que pegar um metro e um onibus. A informação detalhada de como chegar está disponível no site do MIM. Na área do Museo há um restaurante simples e é permitido sair e regressar para terminar a visita.
No segundo dia o passeio foi visitar o Zoológico de Santiago. Achamos interessante, com recintos de tamanho razoável. Um coisa maluca que vimos foi um gato roubando comida das grandes águias, dentro da jaula delas, ao mesmo tempo que deu muita pena do bichinho faminto a ponto de correr tamanho risco. Gostamos também do panda vermelho, das lhamas e guanacos, dos pinguins de Magalhães e do Serval. Mas o mais divertido de tudo foi ver os lêmures, com filhotinhos bagunceiros fazendo a festa.
Ao sair do Zoo seguimos até o topo do Cerro San Cristobal de funicular. A vista de Santiago e dos Andes é fantástica. Passeamos lá em cima e pegamos o teleférico até o final da linha, onde deixamos a Clara brincar um pouco em um parquinho. Na volta pegamos uma grande fila para descer de funicular.
Terminamos o dia jantando no Patio Bellavista, que é próximo da descida do Funicular. O local é cheio de lojas e restaurantes agradáveis. Escolhemos o Puerto Bellavista, lugar agradável e comida muito boa.
No último dia fomos conhecer um pouco do centro da cidade. Começamos no Centro Cultural La Moneda, onde ocorria uma exposição sobre Roma antiga, com uma parte interativa para alegrar os pequenos.
Do Palacio La Moneda, fomos para a Plaza de Armas e seguimos até o Mercado Central, onde almoçamos em um restaurante que encontramos que tinha também uma banca de peixes, de nome Mares de Chile. O peixe estava fresco e bem saboroso, mas o prato não era tão bom quanto o do mercado central de Punta Arenas.
Do almoço seguimos tranquilamente pelas ruas do centro até o Cerro Santa Lúcia. Voltamos para o apartamento mais cedo, para podermos aproveitar um pouco a piscina da cobertura e a fantástica vista de lá. Nosso voo saiu de Santiago no início da madrugada.
Gostamos bastante da cidade e revi minha primeira impressão, Santiago tem de fato muitas atrações interessantes. Pena que ficamos pouco tempo, mas com certeza ficaremos por lá alguns dias nas próximas vezes que formos ao Chile.

Museo Interativo Mirador





Vista linda da cobertura do prédio que ficamos

Zoo de Santiago

O gato mais ousado (ou desesperado) de todos!


Lêmures doidinhos

Funicular

Cerro San Cristobal



Centro Cultural La Moneda

Mercado Municipal

Cerro Santa Lucia

Nenhum comentário: