quinta-feira, 17 de julho de 2014

França - Lourmarin, Roussillon e Gordes

Neste dia pegamos a estrada em direção ao Luberón. São inúmeras cidadezinhas interessantes nessa região, e escolhemos visitar Lourmarin, Roussillon e Gordes, as 3 estão entre as mais belas aldeias da França. Primeiro fomos para Lourmarin, cerca de 60km de Avignon. Levamos 1 hora para chegar, paramos o carro logo na entrada da cidade (estacionamento gratuito) e fomos caminhar pelas lindas ruazinhas estreitas. Suas ruas são cheias de cafés e restaurantes com mesas nas calçadas, a gente tinha vontade de sentar e ficar só curtindo o dia lindo de sol que estava fazendo, naquele lugar maravilhoso.

Das pequenas vilas que andamos por esses dias, Lourmarin foi a única que encontramos um parquinho pra Clara brincar. É provável que as outras também tenham, mas nós não encontramos. Deixamos a Clara brincar no parquinho, onde 2 irmãzinhas francesas vieram querendo fazer amizade. Clara é muito tímida e não quis a principio, mas a mais velha, muito fofa, não desistiu e ficou correndo atrás dela pelo parquinho. Muito simpática ela veio falar conosco, e eu pude colocar em prática o meu francês super básico (só dá pra falar com uma criança mesmo. Kkkkk). Elas brincaram um pouco e depois fomos todos embora. Logo depois chegamos a uma praça onde há uma linda fonte e o escritório de turismo da cidade. Lá Clara reencontrou sua amiguinha Anna e começaram a correr de um lado pro outro. Anna a levou pra conhecer a biblioteca que também fica na praça. Lá tem uma área muito legal para crianças, com mesinha, diversos livros legais e brinquedos. Claro que tivemos que ficar por ali um tempão e deixar a pequena se divertir. Enquanto isso fizemos comprinhas de azeites, ervas e sabonetes da região. Depois fomos almoçar e seguimos para a próxima cidade, Roussillon (27km). Logo na chegada há um estacionamento pago, onde paramos o carro. Por ser sábado havia bastante gente na cidade e o estacionamento estava bem cheio.

Roussillon é famosa por seus diversos tons de ocre. É uma típica vila da Provence que fica no alto de uma colina, nos fazendo suspirar diante de tanta beleza. Suas ruas estreitas em espiral nos levam até o topo, onde se tem uma visão espetacular de toda a região. Bem ao lado da cidade está o local de onde são extraídos os pigmentos coloridos que cobrem toda a cidade. A “pedreira” é aberta a visitação, é interessante andar por lá e observar as encostas coloridas em contraste com as árvores. Nós entramos e fizemos uma pequena parte da trilha, somente até o primeiro mirante, depois voltamos pois ainda queríamos ir a Gordes. Pra encerrar a visita a Roussillon passamos na sorveteria que fica bem ao lado do estacionamento (pago), onde há uma grande variedade de sabores, incluindo lavanda.

Gordes fica a menos de 10km de Roussillon. A cidade está no alto de uma colina, é uma vista deslumbrante a partir da estrada. Entramos num estacionamento pago e fomos explorar a cidade. O castelo e a igreja são os pontos mais marcantes, mas a cidade como um todo é linda. A cidade tem alguns mirantes de onde temos a visão muito ampla de toda a região.

Saímos de Gordes ainda com sol, no final do dia. No caminho decidimos parar em alguma cidadezinha para jantar, então entramos em L’Isle-sur-la-Sorgue, uma cidade cortada por canais rasos e de águas verdes, bastante charmosa. De cara avistamos um carrossel e a Clara se esbaldou, deu muitas voltas. Enquanto isso revezamos e demos uma circulada ali por perto. Assim que o carrossel fechou fomos jantar e depois voltamos para Avignon. Esse foi um dia muito proveitoso, visitamos 3 lindas cidades e ainda jantamos em outra. Claro que faltou muita coisa pra conhecer e acho que se eu pudesse ficaria vários dias somente rodando por essa região tão linda.

Vamos às fotos:

Lourmarin:






Roussillon:

Azeites maravilhosos








Gordes:








Isle-sur-la-Sorgue:


Um comentário:

Rafaella disse...

Vocês são muito chiques :)
Que lugares lindos...
Que bom que a pequena fez amizade no parquinho, e que a francesa não desistiu rs, umas fofas!
Bjs