terça-feira, 3 de junho de 2014

Viagem para a França - Introdução

Abrindo a a seção de posts sobre nossa viagem à França, vou falar um pouco sobre a escolha do vôo e dos apartamentos e hotéis de todo o período.

No ano passado meu irmão foi para Alemanha fazer uma parte do doutorado. Começamos então pensar na possibilidade de ir visita-lo durante esse ano em que ele ficaria por lá. Mas já havíamos visitado a Alemanha no ano passado e tenho toda uma Europa quase desconhecida pra visitar, então deixamos em suspenso. Quando ele me disse que a cidadezinha alemã ficava a 2 horas de trem de Paris começamos a pensar mais seriamente no assunto. A princípio tínhamos muitas idéias de roteiros, pois como disse, conheço pouquíssimo da Europa, mas acabamos decidindo ficar apenas na França dessa vez. Depois de muito pesquisar optamos por ir a Paris e depois Carcassone e Provence.

Antes mesmo de fecharmos e roteiro, a Air France lançou um vôo direto Brasília-Paris. Sem pensar muito compramos as passagens. A partir daí foi sofrer para excluir tantos lugares interessantes e fechar com o que era possível fazer.

Sobre hospedagem, sempre buscamos opções mais econômicas, pero no mucho. A opção albergue por exemplo não me agrada muito porque já passei da fase de banheiro compartilhado e com a Clara é que não encaro mesmo, e quando se parte pra quarto familiar o preço não compensa, fica mais caro que alugar um apartamento. Na nossa viagem do ano passado tivemos a experiência de alugar apartamentos e adoramos, então optamos por tentar esse tipo de hospedagem sempre que possível. O site que usamos foi o AirBnb. Começamos por um apartamento em Paris incado por um amigo, conseguimos fazer nossa primeira reserva pelo site, e aí passamos a usa-lo nas pesquisas para as outras cidades também. 

Depois reservamos um apartamento em Aix-em-Provence, um em Avignon e outro em Paris, para nossos últimos dias na cidade. Em Carcassone e Moustiers-Sainte-Marie reservamos hotéis pelo Booking, pois ficamos apenas 1 noite em cada.

Dos 6 lugares em que nos hospedamos gostamos de 4, os quais disponibilizo os links no final deste post. O primeiro apartamento de Paris e o de Aix-em-Provence são ótimos, muito bem localizados, equipados, limpos e os anfitriões super simpáticos. A comunicação com ambos foi tranquila. Os de Paris deixaram vinho, frutas, manteiga, pão, queijo e yogurt de brinde, tudo de primeiríssima qualidade, e os de Aix deixaram um vinho delicioso.

O hotel de Carcassone é bom, limpo e nosso quarto era espaçoso, foi um ótimo custo-benefício. Fica no centro da cidade, próximo da estação de trem. O hotel de Moustiers-Sainte-Marie tem uma localização fantástica na cidade, bem ao lado do canyon de uma cachoeira, e nosso quarto tinha um atrativo pra lá de especial: uma varanda com todo o visual da montanha atrás, de tirar o fôlego, só por este detalhe já valeria a pena. Ah, ambos os hotéis são simples, não tem frigobar.

Já os apartamentos de Avignon e o segundo de Paris não gostamos muito. O de Avignon fica bem próximo ao Palácio dos Papas, é um local bem parado da cidade, não tem mercadinhos e nem muita coisa aberta, apesar de não ser distante do centrinho da cidade. Fica no térreo de um prédio, tem uma decoração estranha e é meio abafado. Falta utensílios, tem máquina de lavar mas não tem varal. O banheiro é ruim, enfim, não recomendo, por isso não vou colocar o link. 

O segundo de Paris é muito bem localizado, fica na Rue de l'Odeon, um lugar cheio de restaurantes, tem tudo! O metrô é bem pertinho, Jardim de Luxemburgo também, um ótimo local. O prédio tem um micro-elevador que quebra o maior galho. O ap é bem pequeno, mas acredito que atende bem a um casal. Uma coisa legal que tem nesse apartamento é um sistema de códigos para abertura das portas, o proprietário passa os codigos e a gente não precisa combinar de encontra-lo pra pegar as chaves, bem prático. Agora o que não gostamos: o prédio estava em obras e não fomos avisados. No dia que chegamos o pessoal estava lixando a tinta e era só poeira. No dia seguinte chegamos a noite a tinham pintado as paredes do nosso andar. O cheiro era muito forte e fiquei bastante preocupada por causa da Clara. Tivemos que deixar as janelas abertas até tarde, apesar do frio. Além disso a cozinha era ruim, equipamentos sujos e mal conservados, nem cogitamos cozinhar. Se alguém se interessar por uma ótima localização, preço bom, e não pensar em usar a cozinha pode ser uma opção, por isso vou colocar o link abaixo também.

Apartamentos:








Segundo de Paris: https://www.airbnb.com.br/rooms/230124 (com reservas...)

Hotéis:

Carcassone: 

Moustiers-Sainte-Marie:

Espero conseguir fazer todos os posts que pretendo, vamos ver se tenho folego.

Nenhum comentário: