quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Creche - alívio!

Respondendo aos comentários feitos nos posts anteriores, eu realmente não gostei da creche, não senti confiança e vi vários problemas. Cheguei a essa creche da seguinte forma: em maio comecei a olhar todas as creches que tem berçário localizadas perto de casa ou do meu trabalho. Dei preferencia para as que ficam perto do meu trabalho porque pretendo amamentar na hora do almoço. Achei as opções de berçário bastante restritas e quase todas tem problemas de vagas.
Das que eu vi, gostei mais de uma, a mais cara, obvio! A outra que gostei mais é super concorrida, entrei na lista de espera, mas talvez só consiga uma vaga para o proximo ano. A amiga Lia conseguiu vaga nessa creche para a Emilia e diz estar bem satisfeita, espero conseguir no ano que vem, mas pra esse ano é impossível. Além dessas, selecionei mais 2 com preços um pouco melhores.
Em julho voltamos a visitar as 4 opções: minha primeira, a mais cara, o marido estava um pouco resistente por causa do preço, e surpresa: não tinha vaga para período integral, so matutino. Nosso nome já estava na lista de espera e deveríamos aguardar. Fiquei bem decepcionada, mas não tinha o que fazer.
A segunda opção: continuava o cenário: sem vagas.
A terceira opção: não gostei de jeito nenhum e também não tinha vagas para período integral.
A quarta opção: tive uma melhor impressão nessa segunda visita e por incrivel que pareça tinha vaga!
Ainda fiquei aguardando uns dias para ver se surgia vaga na que mais gostei, mas como não me ligaram resolvi ceder e ir para a única das selecionadas que tinha vaga, fiquei com medo de também lotar e ficar sem opções. Fiz a matrícula e pronto, relaxei.
Mas Murphy é malvado e no dia seguinte me ligaram da creche "preferida" dizendo que tinha uma vaga para a Clara. Falei com o marido e ele não achou uma boa fazer a troca, pensei então na questão financeira e resolvi dar um voto de confiança para a tal creche, que é conhecida e bem recomendada por alguns amigos que tem filhos maiores. Dispensei então a tão desejada vaga...
Pois bem, segunda começou tudo. Conversa com psicologa, nutricionista, cuidadora, tudo parecia bem. A adaptação lá é feita gradualmente, as mães entram na sala com os bebes e vão aumento o tempo de permanecia na creche, alternando com ausencias da sala. Acontece que desde a semana passada entraram mais 6 bebes, totalizando uns 11, e permaneceram as 2 cuidadoras, com uma terceira eventual. Disseram estar contratando mais uma mas... Início de semestre, um monte bebes em adaptação e outros meio irritados. As duas se desdobrando pra dar conta do recado, mas tudo ficando meio a desejar. Eu e outra mãe presente acabamos ficando praticamente o tempo todo cuidando dos nossos filhos e elas não tinham tempo de respirar, muito menos de vir interagir com nossos bebes. Quando tentavam pegar a Clara, sem nem uma conversinha antes, era berreiro certo. E ainda por cima senti aquele tom velado acusatório da cuidadora principal porque a Clara não queria saber dela e queria mamar no peito. Comecei a me sentir até culpada de dar o peito pra minha filha! Ontem saí de lá arrasada e decidida que não queria deixar a Clara ali. Mas e agora, pra onde ela iria??? Liguei na primeira creche e claro que não tinha vaga e ainda por cima tinha uma fila de espera enorme. Liguei em outras e nada...
Conversei com uma amiga que me aconselhou ir na minha "preferida", abrir o jogo, até implorar se fosse preciso. Passei a noite em claro, chorei, tive muita dor de cabeça. Porque fui ignorar minha intuição?
Hoje resolvi ir tentar a tão sonhada vaga, fui lá na creche, contei tudo para as secretárias, que são umas graças, mas me desanimaram, só tinha vaga de manhã e sem previsão de surgir a tarde. Pedi pra falar com a coordenadora, que já entrou na sala brincando com a Clara, pegando ela no colo e surpresa: ela não chorou. Contei tudo pra ela, disse que tinha dispensado a vaga, mas que estava super arrependida, que estava desesperada pra ir pra lá e tal. Ela falou simplesmente: tudo bem, tem 2 bebes que vão sair em setembro e uma das vagas é sua! Ou seja, vou matricula-la de manhã e depois ela ganha a vaga integral!!! Gente, que alívio, quase pulei no pescoço a mulher e enchi ela de beijos, fiquei muito feliz mesmo. Tanto que apesar da noite sem pregar o olho to aqui acordada até agora, de tanta euforia.
Lá o tratamento é diferente, vamos antes pra conversar sobre os hábitos da Clara para eles definirem as melhores estratégias. Sei que não vai ser fácil porque lá as mães não entram na salinha, mas acho que será mais suave pois vai ter gente pra cuidar dela.
Estou muito feliz, obrigada a todas que leram e principalmente aos que comentaram me dando apoio.

Esse post ficou gigante, mas só pra dar notícias da pequena, ela já está conseguindo ficar sentada por um certo tempo, uma fofura! Ontem e hoje consegui fazer ela dormir fora do peito, já é um grande avanço.
Ah, e ela já pegou gripe na maldita creche.

4 comentários:

Juliana disse...

Viva, viva. Intuição de mãe é F. Ops. Desejo que tudo dê muito certo pra vcs. Beijão.

Anna disse...

Eba Kelly, fiquei super feliz em saber que conseguiu a vaga.

Temos que seguir nosso coração. Agora você vai ver como as coisas vão ficar melhoras.

A Clarinha devia estar sentindo a sua insegurança e ficando insegura também.

beijão e boa sorte!

Fabiana disse...

Eeeeeeeeeeeeeee.
Clarinha vai pra creche legal. Eeeee!

Ufa, que alívio, né mamãezinha!
E impressionante como é intuição de mãe, né?! Lá no fundo vc já sabia que não tava legal. A sintonia é tão diferente que até a Clara percebeu e não chorou.

Que bom. E qto à gripe na creche, li que é o mais comum dos mais comuns acontecer. Rsrsrs.

E ficar sentadinha, Laura até fica, mas por segundos.
O pedi disse que é bom ir incentivando mesmo.

Bjokas pra vcs duas.

Lia disse...

Ai, Kelly, que coisa boa! É duro gastar essa grana, mas não dá pra ficar com o coração na mão toda vez que formos trabalhar, né?
A Emília também teve seu primeiro sintoma de crechite, uma coriza que graças a Deus acho que não é nada grave.
Parabéns pela sua atitude corajosa, que garantiu a vaguinha da Clara!