sábado, 3 de julho de 2010

Refluxo

Clara tem refluxo desde bem pequenina, comecei a perceber quando ela tinha uns 8 dias de vida. Percorremos alguns pediatras e finalmente conseguimos fazer o dianóstico. O refluxo dela não é daqueles que o bebê fica golfando bastante, é mais o chamado "oculto". A gente percebe que o leite fica voltando, junto com toda a acidez, até a garganta porque ela faz caretas, fica mastigando, saliva muito e chora. Claro que as vezes ela golfa aqueles queijinhos, mas não é tão frequente.
Hoje em dia ela já se adaptou a isso e passa boa parte do dia mastigando e engolindo, mas chora bem menos. Ela toma remédios para aliviar o refluxo e a acidez desde antes de fazer 2 meses, as vezes melhora, as vezes não. Os remedios já foram mudados algumas vezes, sempre na tentativa de melhorar esse mal estar. Aliás esse mal estar atrapalha muito o sono dela, muitas vezes ela acorda com episódios de refluxo.
Acontece que os remédios do refluxo aceleram a digestão e quando ela apareceu com a diarréia persistente o gastropediatra mandou suspender toda a medicação. Ela já está sem remédio há quase um mês e, se por um lado eu fico aliviada por não dar tanta química para uma bebê tão pequena, ela tem sofrido mais com refluxo. Agora ela passa o dia todo mastigando e tem golfado bem mais, a baba então é uma coisa incontrolável, jorra o tempo todo. Essa semana eu acordei no meio da noite com a Clara engasgando, ela golfou e ficou sufocada, um pesadelo. Levantei correndo e socorri a pobrezinha, que chorou muito de susto. Acredito que se eu não tivesse aparecido ela teria conseguido se desengasgar sozinha, mas mesmo assim é um susto.
Hoje ela golfou bem mais que o normal, foram pelo menos 3 vezes em grande quantidade e várias outras pequenas.
Essa semana temos consulta e infelizmente é provável que teremos que voltar a dar os remédios, pelo menos espero que ela melhore.

4 comentários:

Lia disse...

Kelly, a Clarinha já tá com quase 5 meses, né? Olha, faz a contagem regressiva que ela vai melhorar. A Emília sempre teve muito refluxo, só que o dela não era oculto. Teve um mês que ela chegou a vomitar 3x por semana. E esses episódios de engasgo também sempre foram frequentes. Só que eu nunca dei remédio.
Pois depois que ela fez 5 meses a coisa deu uma melhorada e agora que ela está com quase 6 está melhor ainda. É verdade que o refluxo pode durar até 1 ano, mas a tendência é ir diminuindo com o amadurecimento do sistema digestivo dela. Ânimo aí!

Marcella Nathaly disse...

É isso, Lulu também tinha muuuuito refluxo, chorava desesperadamente, era um tormento aqui em casa. Comecei dando o Label e ela foi melhorando aos poucos. Hoje ainda baba muito, vive mastigando e de vez em quando se engasga, abre aquele berreiro. Mas está bem melhor que antes, nem se compara!
Força aí, Kelly! Tem bebê que dá mais trabalho que os outros, mas tudo vale a pena no final! Beijão!

Fabiana disse...

Nossa... se um lado melhora, do outro não.
Que angústia, amiga.

Mas talvez não seja melhor melhorar mesmo o refluxo do que a diarréia? O refluxo é mais preocupante pelo fato dela engasgar.

Ai, não sei. Só sei que estimo melhoras e até os 6 meses isso vai melorar muuuito com organismo amadurecendo.

Paciência, amiga.

Bjos pra Clarinha.

Cynthia Saccoman disse...

Olá, passando para conhecer seu blog e me identifiquei muito com voce.
Meu bebê é parecidissimo com sua princesa. Tb está tendo refluxo, teve dificuldade para ganhar peso, adora chupetar, não dorme quase nada durante o dia. E também tenho medo por estar fazendo as coisas erradas e depois ser dificil para consertar.
Ele completou 2 meses no ultimo dia 26 e está pesando 4.600kg.

Estarei sempre por aqui
Beijos
Boa semana