segunda-feira, 12 de abril de 2010

Notícias médicas

Há alguns dias estou querendo postar as ultimas notícias da Clara e por falta de tempo fui adiando, ela quase nunca dorme mais que meia hora durante o dia, a não ser que eu durma junto, aí as vezes dorme até umas 2 horas.
Bom, há umas semanas atrás nós repetimos a ecografia com foco em refluxo, com um médico mais experiente no assunto, indicado pelo pediatra. O exame foi feito em 2 etapas, primeiro com 2 horas de jejum, depois dei o peito e foi feita a segunda etapa. Dessa vez foi diagnosticado um refluxo moderado, como eu já esperava. A gente que fica com o bebê no dia a dia tem uma noção que aquele mal estar todo não é normal. O refluxo dela é oculto, ela quase não vomita, mas sente muito mal estar, que geralmente começa logo depois da mamada.
Semana passada tivemos uma consulta com outra pediatra, que já estava marcada há mais de um mês. Ela é bastante atenciosa e acho que por ser mulher, um pouco mais cuidadosa também. Até hoje nenhum dos pediatras que fomos tinha preenchido o grafico do peso no cartão da Clara e ela finalmente fez isso.
Logo ao examinar a pequena ela já falou que a estava achando comprida e magrinha, mas parecia bem. Achou bom que já estávamos com o diagnostico do refluxo e nos aconselhou a procurar um gastropediatra. Consegui uma consulta para a proxima segunda. Ela também mudou o remedinho, porque achou que o outro não estava fazendo muito efeito.
Quando ela preencheu o gráfico viu que a Clara está muito abaixo do peso, já no vermelho e ficou preocupada. Ela está com quase 2 meses e ainda não ganhou nem 1 kg do peso que nasceu! É verdade que ela continua ganhando entre 20 e 25g por dia, o que segundo o outro pediatra é o mínimo aceitável, mas como no inicio não estava ganhando nada acabou ficando muito abaixo do esperado. Diante desse quadro, a pediatra achou melhor introduzirmos um complemento. Como eu já tinha tentado o Nan e o Aptamil AR e ambos fizeram mal pra pequena, resolvemos tentar o Nan Soja. A médica recomendou dar um pouquinho a cada 2 horas depois de dar o peito, mas vi que não dá muito certo porque ela já fica satisfeita com o peito e se dou muito leite ela passa mal com o refluxo. Também a cada 2 horas é muita coisa e acho que ela vai acabar largando o peito rápido. Por enquanto estou introduzindo o leite de soja bem devagar, só 30ml 2 ou 3 vezes por dia. A aceitação tem sido boa, ela não passou mal como das outras tentativas. Dou primeiro a mamadeira e depois deixo no peito a vontade. Ela se atrapalha um pouco com o bico da mamadeira, mas acaba conseguindo e já está mamando os 30ml numa boa, já penso em aumentar a quantidade. Espero que esse sistema de complentação mais suave funcione e ela ganhe mais peso, depois se for o caso poderemos até voltar a só dar leite materno.
O refluxo infelizmente continua firme apesar dos remedinhos...

Um comentário:

Fabiana disse...

Oi Kelly. Só agora vi o post. Passei mesmo por aqui pra perguntar como está Clarinha.
É verdade. 2 meses agora dia 17 né?! Um dia antes da Laura.

O pediatra da Laura disse que ela não será um bebê gordinho, desses que a gente vê por aí. Ela será magra e comprida.

Ela mama bem. E eu continuo com o peito e mamadeira e mesmo assim ela não ganha AQUELE peso e fica cheia de dobrinhas.

Segunda voltaremos ao PEDI para a consulta de 2 meses. Vamos ver. Aparentemente, tb acho que ela não ganhou muito peso não. A gente sente e percebe, né?!

Vamos ver...

Fico aqui torcendo pela Clarinha.
Bjão grande.