quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Fernando de Noronha com criança

Post super atrasado das férias de julho de 2017.

Fernando de Noronha para mim é o destino de praia mais perfeito do Brasil, não tem comparação com nenhum outro local, pois combina várias coisas que eu amo em praia: mar calmo (depende da época do ano), muita vida marinha e praias vazias, sem muvuca (e sem as malditas caixinhas de som na areia, que odeio). Eu e Jorge já tínhamos ido há uns 10 anos atrás, gostamos tanto que prometemos voltar sempre que pudermos. Infelizmente demorou mais do que gostaríamos, mas finalmente voltamos.

Tínhamos 1 semana de férias em julho e nada programado. Comecei a procurar alguma coisa pra fazer e encontrei passagens com bons preços para Noronha. Depois de ter comprado soube que em julho lá chove bastante, mas não perdi as esperanças de tudo iria dar certo.

O mês de julho foi bastante chuvoso em Noronha. Na semana anterior à nossa ida choveu bastante, muitas áreas ficaram alagadas, estadas intransitáveis, uma confusão. Cheguei a pensar em cancelar, mas decidimos arriscar. Foi a melhor coisa que fizemos pois pegamos uma semana inteira de tempo excelente, com algumas pancadas de chuva rápidas a noite e dias de céu muito azul e mar super tranquilo, perfeito!

O unico perrengue que passamos foi logo no dia seguinte da nossa chegada. Fomos para a Baia dos Porcos pela praia, saindo do Boldró, onde estávamos hospedados. Super tranquilo de ir a pé. O problema é que passamos horas nos Porcos (minha praia preferida!) e na hora de voltar a maré tinha subido e não dava mais para ir até o Boldró. Tivemos que sair pela Cacimba do Padre e estávamos sem transporte para voltar. Ficamos sem noção da distancia e decidimos ir andando até a rodovia, mas era bem longe e a estrada estava pura lama por conta das chuvas da semana anterior. Em alguns trechos era impossível passar se não fosse pela lama, que em alguns trechos estava bem malcheirosa. Foi um perrengue com a Clara, ficamos cansados e bastante enlameados. Ao chegarmos na rodovia acabamos terminando de ir a pé até o alojamento, pois os onibus lá demoram demais. Depois disso tudo decidimos alugar um buggy pois facilita demais a locomoção, permitindo um aproveitamento muito melhor do tempo na ilha. Outra opção também é andar de taxi, mas nesses dias os carros não estava conseguindo chegar nas praias em função da lama.

Fizemos somente um passeio pago, no barco Trovão dos Mares, que vai de uma ponta à outra das ilhas, no mar de dentro, que é mais calmo. Esse passeio tem o preço bem salgado, mas o diferencial é que ele inclui um tempo de 2 horas parado dentro da Baía do Sancho, uma hora se pode mergulhar a vontade e na outra hora é servido um almoço no barco. Infelizmente os golfinhos nos deixaram na mão e decidiram fazer apenas uma rápida aparição mas mesmo assim valeu a pena o passeio.

Fomos também para o Porto, que é o melhor lugar para ver vida marinha com snorkel, além de ser possível ver um naufrágio. Nós amamos mergulhar no Porto, vimos muita coisa lá, incluindo dezenas de tartarugas e uma arraia de mais de um metro de largura! A cada volta de snorkel a gente se maravilhava de ver tanta vida marinha. No final de semana estava um pouco cheio, muito mais gente que no meio da semana, mas nada que tenha prejudicado.

Outro lugar imperdível é a Baia do Sacho, eleita a praia mais bonita do mundo algumas vezes. A estrutura de apoio no Sancho está bem legal, com lojinha, lanchonete e passarelas até o ponto de descida e um novo mirante, de onde é possível ver não só o Sancho como a Baía dos Porcos do alto. A descida para o Sancho é uma pequena aventura e a praia em si é uma delicia.

Visitamos ainda a Praia do Meio e Conceição, Leão e Sueste, Museu do Tubarão, assistimos às palestras no Projeto Tamar. Teve por do sol no Forte dos Remédios e muita comida gostosa.

Na outra ida a Noronha mergulhamos de cilindro e foi fantástico! Dessa vez não fomos porque teríamos que revezar para um ficar com a Clara e achamos melhor deixar para outra oportunidade. Porém fomos até o naufrágio do Porto e vimos tanta vida marinha só com snorkel que ficamos super felizes. Outro lugar que não conseguimos ir dessa vez foi na piscina do Atalaia, pois não conseguimos reservar.

Foi uma viagem deliciosa! Clara já tinha mergulhado com snorkel quando fomos para o Caribe, então já sabíamos que ela conseguia. Todos os dias ela ia conosco num mergulho com snorkel e depois queria ficar só no raso brincando na água. Então nos revezávamos pra ficar com ela enquanto o outro ia aproveitar o snorkel.

Nossa experiencia em Noronha foi maravilhosa, tanto quando fomos somente em casal quanto com a Clara. Para quem gosta de mar-piscina como eu, é importante observar a época do ano em que o mar de dentro é bem calmo, pois na outra época é palco até de campeonato de surf! Importante ressaltar que é obrigatório fazer reserva para vários passeios na ilha, tais como as trilhas e a piscina do Atalaia. O ideal é fazer isso assim que chegar na ilha, pois alguns passeios são bastante concorridos. O local de reserva fica ao lado do Tamar, em frente ao ICMBio, no mesmo local onde se paga a taxa ambiental.

Seguem algumas fotos do paraíso:

Praias lindas e vazias!!!

Snorkel na Baía dos Porcos

Brincando com a Mabuia

Minha praia preferida: Baía dos Porcos




A Vida marinha é riquíssima!

Vimos muitas tartarugas

Almoço no Trovão dos Mares, no Sancho

Vila dos Remédios

Forte Nossa Senhora dos Remédios






Baía do Sancho

Baía dos Porcos


Um comentário:

Natália disse...

Que lugar maravilhoso heim. Meu sonho é ir pro Caribe, quem sabe um dia. Bjus. Siga meu blog tbm!